Produtos

Fabricação de Ferramentais para Tubos e Perfis

Nossa empresa tem como objetivo manter nossos clientes competitivos, auxiliando-os a desenvolver os seus produtos com maior eficácia, e desta forma investimos constantemente em tecnologias para desenvolver projetos e fabricar ferramentais completos para os fabricantes de tubos e perfis.

Sistema de Remoção do Cordão de Solda Interna

A Star Tecnologia fornece aos seus clientes sistemas completos de remoção de cordão de solda interno de tubos. As ferramentas de remoção trabalham com pressão pneumática regulável auxiliado por um booster de ar comprimido. Mantemos em estoque todas as peças de reposição do sistema de remoção para o atendimento imediato aos nossos clientes.

Veja aqui o esquema do sistema de remoção do cordão de solda interna!

Impeders

Existem 5 tipos diferentes de impeders:

  1. FLUXO DE RETORNO
    É utilizado em aplicações críticas, onde é fundamental que a superfície interna do tubo permaneça seca. Desta forma o líquido injetado através de um tubo circula em volta do ferrite e é expelido através de um tubo de saída.



  2. FLUXO PASSANTE
    É montado inteiramente com ferrite ranhurado para aumentar a área superficial intensificando a sua refrigeração e desta forma aumentando a sua vida útil. São mecanicamente resistentes e rígidos.



  3. FLUXO PASSANTE “PONTA EXPOSTA”
    É montado de uma forma onde a capa protetora não recobre todo o comprimento do ferrite, deixando a ponta exposta, resultando um aumento da eficiência na operação. Este modelo permite a montagem de grandes diâmetros e permitindo também que o líquido refrigerante remova todas as partículas de sujeira acumuladas na área de soldagem.



  4. CLUSTER
    É montado com vários ferrites de diâmetros pequenos arranjados concentricamente ao suporte central do Impeder. Sua utilização é uma alternativa ao uso de ferrites de grandes diâmetros. Permite a troca dos segmentos sem causar prejuízos em sua montagem.



  5. MANDRIL INTEGRAL
    É montado em uma barra rígida de metal através do impeder e rosqueados em ambos os lados. A barra de metal é envolvida por material de ferrite. A barra metálica proporciona uma forte conexão através do impeder permitindo operações secundárias tais como: remoção interna, laminações internas, etc.

Ferrites

Os ferrites são produzidos com óxido de ferro, cobalto, níquel, manganês e zinco.

Após misturados são prensados de acordo com o perfil desejado. É sinterizado em fornos com atmosfera controlada a altas temperaturas (1200 a 1400°C).

Seu acabamento superficial deve ser polido. O resultado desse processo é um material de alta dureza e quebradiço.

O ferrite ideal deve ter uma alta resistência magnética, porém não reter magnetismo.

Quando o ferrite está exposto na área de solda sua temperatura se eleva perdendo suas propriedades magnéticas.

Este fenômeno é conhecido com “ponto de Curie” que quanto mais alta a sua temperatura (acima de 250°C) melhor será a qualidade do ferrite.

FUNÇÃO DO FERRITE

O processo de soldagem de tubos por indução em alta freqüência gera um elevado campo magnético que induz o fluxo da corrente elétrica que circula pela face externa do tubo nas proximidades da bobina.

Em função da elevada freqüência de trabalho, o fluxo de corrente percorre as faces internas e externas na camada superficial do tubo gerando uma pequena penetração “SKIN EFFECT”.

A maior parte desta corrente flui pela face interna do tubo aquecendo, desnecessariamente, o tubo todo.

Para evitar esta perda de energia e concentrá-la apenas no “V” de solda é necessário aumentar a impedância nas faces internas do tubo.

Isto se consegue utilizando os bastões de ferrites com propriedades magnéticas adequadas durante o processo de soldagem.

CARACTERÍSTICAS MAGNÉTICAS
  • Permeabilidade Inicial (µi) = 1.000 ± 25%
  • Ponto de Curie (PC) = 250°C
  • Saturação Magnética 23°C. = 450 mt
ZR
+detalhes

FERRITE REDONDO LISO
ZRF
+detalhes

FERRITE REDONDO COM LADOS PARALELOS
ZRH
+detalhes

FERRITE REDONDO COM FURO
ZRS
+detalhes

FERRITE REDONDO COM ESTRIAS
ZRSH
+detalhes

FERRITE REDONDO COM FUROS E ESTRIAS

Tubos Casings

Insertos para remoção de cordão de solda externa

Insertos para remoção de cordão de solda interna

A Star Tecnologia fornece uma gama completa de anéis fabricados em metal duro em classes e revestimentos apropriados para a perfeita remoção do cordão interno de solda dos tubos soldados ERW.

Bobinas

As bobinas de indução da Star Tecnologia são projetadas e fabricadas em cobre especial de alta pureza para aplicação em geradores de solda valvulados e estado sólido.

A bobina de indução é um acessório de extrema importância para incrementar eficiência na operação de soldagem por alta freqüência em formadoras de tubos.

A Star Tecnologia fornece as bobinas de indução com projeto próprio ou conforme a necessidade do cliente.

Facas Circulares

1. FACA CIRCULAR ROTATIVA

Para linhas de corte longitudinal e tesouras rotativas de recorte. Fabricadas em aços ferramenta forjados, aços rápidos, aços especiais da NEUENKAMP e aços de alto rendimento produzidos por sinterização através da metalurgia do pó. Tolerância na espessura até 0,002 mm. Paralelismo e planicidade 0,002 mm. Faces retificadas, lapidadas e polidas.

2. ANÉIS EXPULSADORES REVESTIDOS

Com núcleo de aço temperado, revestidos com material resistente a óleo e abrasão. Dureza SHORE de acordo com a característica do material a ser cortado.

3. ANÉIS ESPAÇADORES E DISTANCIADORES

De aço ferramenta temperado, retificado ou polido com a máxima precisão. Com as mesmas tolerâncias, possuem resistente gravação das medidas nas faces por inserição a laser. Modelo resistente a corrosão através do tratamento especial.

Reafiações e Acessórios - Slitter

A Star Tecnologia juntamente com o seu parceiro da Alemanha, Neuenkamp, montou um moderno centro de reafiações de facas circulares em sua planta no Brasil. Atualmente prestamos serviços aos principais centros de serviços no Brasil, seguindo rigorosamente os padrões recebidos da Alemanha.

Acessórios Slitter:

Consultoria e treinamento

A Star Tecnologia através da sua divisão Star Training, oferece aos seu clientes, projetos, cursos e palestras nas seguintes áreas:

- Especificações de novas linhas de produção de tubos e processamento de bobinas.
- Avaliações tecnológicas de equipamentos e unidades industriais.
- Treinamento e capacitação de pessoal operacional em qualidade e normas de fabricação de tubos.
- Treinamento operacional – Linha Slitter
- Treinamento operacional – Remoção de Rebarba Interna de Tubos
- Treinamento operacional – Formadora de Tubos

Copyright © 2010 Star Tecnologia - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: PWI